A tecnologia tem inúmeras vantagens, porém não se pode negar que também há alguns problemas com o comodismo que ela nos proporciona. Treinar a memória não é algo tão comum como era no passado, antes de termos tantos bytes (mega, giga, tera…) de armazenamento disponíveis.
Com certeza se você tem mais de 30 ou 40 anos, deve comparar como era sua memória antes do surgimento das agendas virtuais e como está hoje. Antigamente, listar números de telefone puxados na memória era algo comum até. Hoje, quem consegue guardar o número do próprio trabalho já está no lucro.
À primeira vista, essa situação pode ser atrelada ao uso constante de smartphones e outras tecnologia, aliado sobretudo aos nossos hábitos de negligenciar a prática de memorização. No entanto, é importante manter o cérebro ativo e com estímulos em todas as idades.
Aí novamente temos a tecnologia como nossa aliada. Hoje temos aplicativos projetados especificamente para treinar a memória e que podem ser bastante úteis em qualquer idade.
5 aplicativos para treinar a memória
Estimular o cérebro não só aprimora nossa capacidade de memorização, mas também fortalece o raciocínio lógico. Além disso, esses aplicativos oferecem uma oportunidade única para desconectar-se do constante bombardeio de estímulos visuais, como notícias, vídeos e mensagens, que enfrentamos diariamente.
Assim, você pode reservar alguns minutos do seu dia apenas para relaxar. É um tempinho curto que você estará dispondo para cuidar da sua saúde mental e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
1. Happify
Em primeiro lugar, destacamos o “Happify”, que oferece uma abordagem abrangente para melhorar o bem-estar emocional. Além de apresentar atividades e jogos cientificamente comprovados, o aplicativo fornece ferramentas e programas eficazes para reduzir o estresse, superar pensamentos negativos e construir maior resiliência.
O desenvolvedor destaca que as técnicas utilizadas têm respaldo de cientistas e especialistas renomados, sendo baseadas em décadas de estudos em psicologia positiva, atenção plena e terapia cognitivo-comportamental, o que garante intervenções baseadas em evidências. De antemão, o aplicativo também afirma que 86% dos usuários sentiram-se melhor com apenas dois meses de uso do app.
2. Lumosity
Em seguida, vamos falar um pouquinho do Lumosity, um programa de treinamento cerebral, testado por mais de 90 milhões de usuários. O aplicativo disponibiliza uma variedade de jogos educativos voltados para adultos, projetados para estimular o raciocínio lógico, a memória, velocidade e as habilidades de solução de problemas.
A princípio, você começa com um fit test de 10 minutos. Com a ferramenta, você pode saber se está dentro do padrão para sua idade, comparando sua pontuação com a de outros usuários.
3. Brain Trainer
O Brain Trainer, nossa terceira opção para treinar a memória, tem layout simples e uma jogabilidade viciante. Desse modo, com simples jogos e problemas matemáticos, esse aplicativo tem como meta desafiar a velocidade de resposta do seu cérebro, ajudando a aumentar a nitidez da memória com prática regular.
- Baixe em Android
4. Fit Brain Trainer
O “Fit Brain Trainer”, também conhecido como MemBrain, é um jogo que visa desenvolver habilidades como concentração, raciocínio lógico e memória visual. Inspirado no jogo de pares, desafia os jogadores a encontrar imagens idênticas e identificar uma característica específica que as une, como números ou cores.
Com diferentes tipos de desafios, o jogo se adapta para todas as idades, fortalecendo habilidades cognitivas. A ferramenta também registra o progresso do jogador, com pontuação progressiva, incentivando o foco e a concentração. Uma excelente maneira de manter seu cérebro em forma.
- Baixe em iOS
5. Eidetic
Por fim, utilizando a técnica de repetição espaçada, o aplicativo “Eidetic” é uma opção divertida para treinar a memória. Possui variedade de níveis e modos de jogo, incluindo o desafio “Survival”, sendo uma quinta opção envolvente de exercitar a memória com a tecnologia e competir por pontuações mais altas.
- Baixe em Android
Lembre-se!
Ao investir tempo e esforço em manter a memória ativa, você está cuidando da saúde do seu cérebro e promovendo um envelhecimento saudável.
Leia também Como escrever um diário? Veja os melhores aplicativos
Gostou deste artigo? Continue navegando por aqui!