Nos tempos atuais, com todo mundo na correria diária e com muitas informações o tempo todo, o mapa metal surge como uma espécie de organizador das ideias bagunçadas.
Sabe aquela gaveta onde, na correria, você coloca tudo junto, roupas íntimas, toalhas de banho, roupas de sair, e às vezes acha até acessórios que dificilmente encontrará depois?
Pois essa é uma versão da nossa mente de modo geral. Agora, pense naquela gaveta com organizadores, onde cada peça tem o seu lugar; uma gaveta só para meias, outra para roupas íntimas, e assim por diante, todas em conexão dentro do guarda-roupas facilitando sua vida!
Pois bem. Analogias à parte, o mapa mental é uma espécie de desenho que ajuda a organizar as ideias, colocando o assunto principal no centro e os detalhes ao redor de forma fácil de entender.
Esses mapas não só ajudam a ser mais criativo e a conectar as ideias, mas também facilitam entender, lembrar e organizar coisas complicadas. No dia a dia, são úteis para planejar projetos, resolver problemas, estudar e até melhorar a produtividade, tanto na vida pessoal quanto profissional.
A boa notícia para quem nunca fez um mapa mental é que aplicativos podem ajudar bastante nessa tarefa. Vamos conhecer alguns?
Como fazer um mapa mental
1. MapaMental.app
Primeiramente, vamos destacar uma ferramenta que já traz o mapa mental no nome. O MapaMentala.app é uma maneira fácil e intuitiva para organizar mapas mentais sem dificuldades, com opções de personalização de cores, fontes e estilos, o que permite que você adapte o mapa às suas necessidades.
Os mapas são criados com auxílio de inteligência artificial e você pode exportar facilmente em vários formatos, como PDF, imagem ou arquivo de texto, podendo também compartilhar o documento.
Caso queira testar, você pode iniciar pelo plano básico, que é gratuito e oferece até três mapas mentais por mês.
2. MindMeister
Em seguida, outra opção é o MindMeister, ferramenta de mapas mentais, com versões gratuita e paga, com acesso online ou via aplicativo para celulares e tablet.
Com esse app, você pode acessar a compartilhar facilmente seus mais mentais, podendo trabalhar também em equipe.
3. GitMind
O GitMind é um software gratuito de mapa mental que utiliza inteligência artificial para facilitar o brainstorming e a cocriação de ideias.
Além de mapas mentais, o GitMind suporta fluxogramas e organogramas, o que resulta numa maneira harmoniosa na hora de visualizar informações complexas. A ideia do aplicativo é, inclusive, promover um fluxo criativo para melhorar tanto a consciência individual quanto organizacional.
É uma ferramenta bem útil para planejar, gerenciar, tomar decisões e refinar ideias. Disponível online ou aplicativo para celulares Android e iOS.
4. FreeMind
Agora, um programa totalmente gratuito para mapas mentais é o FreeMind, uma ferramenta eficaz para organizar ideias de maneira visual e hierárquica.
No entanto, uma desvantagem é que ele não recebe atualizações frequentes e sua versão pode ser um pouco antiga em comparação com outros softwares mais recentes. Para utilizá-lo, é necessário fazer a instalação no computador, o que limita seu uso em outros dispositivos.
5. FreePlane
Por fim, mais um programa gratuito e fácil de usar na hora de criar um mapa mental: o FreePlane. No entanto, apesar de sua simplicidade de uso, um ponto fraco é sua interface visual, que pode não ser muito agradável. Ele está disponível para sistemas operacionais Windows, macOS e Linux, ou seja, apenas para computadores.
Faça o download dos aplicativos nas lojas oficiais
Leia também Aplicativo para editar foto de mesversário do bebê
Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui!